19 de janeiro de 2009

CÂNCER MORAL

O mau-humor sistemático - vício de comportamento emocional - gera a irritabilidade que desencadeia inúmeros males no indivíduo, em particular, e no grupo social onde o mesmo se movimenta, em geral.
Desconcertando a razão, açula as tendências negativas que devem ser combatidas, fomentando a maledicência e a indisposição de ânimo.
Todos aqueles que o alimentam, transferem-se de um para outro estado de desajuste orgânico e psicológico, dando margem à instalação de doenças psicossomáticas de tratamento complexo como resultados demorados ou nenhuns.
Todas as criaturas têm o dever de trabalhar pelo próprio progresso intelecto-moral, esforçando-se por vencer as más inclinações.
O azedume resulta, também, da inveja mal disfarçada quanto do ciúme incontido.
Atiça as labaredas destruidoras da desavença, enquanto se compraz na observância da ruína e do desconforto do próximo.
Muitas formas de cânceres têm sua gênese no comportamento moral insano, nas atitudes mentais agressivas, nas postulações emocionais enfermiças.
O mau-humor é fator cancerígeno que ora ataca uma larga faixa da sociedade estúrdia.
Exteriorização do egoísmo doentio, aplica-se à inglória tarefa de perseguir os que discordam da sua atitude infeliz, espalhando a inquietação com que se arma de forças para prosseguir na insânia que agasalha.
Reveste-te de equilíbrio ante os mal-humorados e violentos, maledicentes e agressivos.
Eles se encontram enfermos, sim, em marcha para a loucura que os vence sob o beneplácito da vontade acomodada.
Oscilantes nos estados d´alma, mudam de um para outro episódio de revolta com facilidade, sem qualquer motivo justificável, como se motivo houvesse que justifique a vigência desse verdugo do homem.
Vigia as nascentes dos teus sentimentos e luta com destemor, nas paisagens íntimas, contra o mau-humor.
Policia o verbo rude e ácido, mantendo a dignidade interior e poupando-te ao pugilato das ofensas, decorrente do azedume freqüente.
Não olvides da gratidão, nas tuas crises de indisposição...
O amanhã é incerto.
Aquele a quem hoje magoas será a porta onde buscarás apoio amanhã.
Conquista o título de pacífico ou faze-te pacificador.
Todo agressor torna-se antipático e asfixia-se na psicosfera morbífica que produz.
O Evangelho é lição de otimismo sem limite e o Espiritismo que o atualiza para o homem contemporâneo convida à transformação moral contínua, sem termo, em prol da edificação interior do adepto que se lhe candidata ao ministério.

Joanna de Angelis – (Do livro “Receitas de Paz”, de Divaldo P. Franco)

13 de janeiro de 2009

AGRADECER


Tudo o que cerca as criaturas na Terra, tudo é dado por Deus. Quando o homem chega para a vida, ele já encontra tudo pronto a esperá-lo: o leite, o berço, as frutas, os alimentos, as conduções, as ferramentas, todos os utensílios domésticos, todo o instrumental cirúrgico, os panos, tudo, tudo o que envolve a criatura, foi dado por Deus ou concedido, com sua permissão, para que o ser humano possa usufruir. Ele preparou a Terra e a deu para o homem habitar, beneficiar-se de tudo que nela contém, sabendo que, nessa mesma Terra, tudo iria ficar para aqueles que chegarem após usufruírem também.

O homem recebe tudo, mas, quem é capaz de agradecer o pão que amanhece na mesa, o arroz, o feijão que o alimenta, o animal que foi sacrificado para que ele tenha proteína, os braços que o sustentaram desde o nascer? Quem se lembra daquele espírito guardião, anônimo, que acompanha a criatura desde o berço até depois do túmulo, para que possa, em segurança, nascer, viver, viver e caminhar no além? Muito poucos. A maioria das criaturas só pede. Pedem, exigem, são ingratos, são irresponsáveis no pedir, não aceitam as provas, se revoltam com as lutas redentoras e se rebelam contra a vontade de Deus, em provas que essas mesmas criaturas escolheram para si.

A prece de louvor, a prece de gratidão que brota nos corações sensíveis, esse "pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome...", muito poucos são aqueles que começam o seu dia orando e, dentro da oração, procurando sustentar aqueles que sofrem. Em geral, estamos tão preocupados com os nossos problemas, com o nossos haveres, com as nossas vontades, com as nossas preferências que não temos tempo para aquele que nos criou, não temos tempo para aqueles que fizeram de sua vida um permanente caminhar ao nosso lado, para que tivéssemos proteção, para que caminhássemos numa linha reta, buscando melhores sendas.

Em época de tanto horror, de tanta violência, em época de tanta separação, de tanto desamor, sejam vocês a chama acesa no coração, em fé, em sentimento, em amor. Lembrem-se de começar seus dias agradecendo, terminem seus dias agradecendo e saberão que é muito fácil viver, se tivermos como escudo a proteção da prece, que nos liga a planos superiores e nos faz suportar as situações inferiores que a vida nos proporciona.

Se nós buscarmos o céu, o céu virá de encontro a nós. Se nós buscarmos a Terra, a Terra nos sufocará as melhores sementes e seremos um solo inóspito, onde ficarão somente os espinhos que nós mesmos semeamos no ontem e no hoje.

Bezerra de Menezes – Mensagem recebida por Shyrlene Soares Campos

1 de janeiro de 2009

Luz e Trevas



Vivemos tempos de conflitos, tanto globais quanto internos. Países em guerras, desastres naturais, o capitalismo enfraquecendo, são alguns dos problemas em que nosso mundo se vê diante. Enquanto isso, no mundo invisível às pessoas descrentes e céticas, batalhas entre luz e trevas são travadas. Não em linguagem figurada, mas literalmente. Nossos irmãos ignorantes da vida imortal tentam de todos os modos afetarem nossa vida material. São resistentes ao ensinamento de nosso maior mestre, Jesus, que nos ensinou a amar incondicionalmente. Para aqueles impregnados de ódio, inveja, vaidade, egoísmo, não resta senão orar, irradiar a Luz do cosmos para que esses irmãos enxerguem o caminho ao Pai, o caminho de amor. Faça suas preces pro eles, envie luz para aqueles que estão no escuro da ignorância espiritual.

UNIDADE


Unidade está além da concepção humana!

O homem não pode mais viver da maneira que vive hoje, tão louco, desorientado e desordenado. E já que precisa mudar, tem começar por ele mesmo. Quando começamos a perceber que estamos rodeados por trevas, é também quando despertamos para a Luz interior latente em todos os seres humanos. Se não houvesse Luz dentro de nós, sequer notaríamos as trevas. Aquele que despertou para o espírito começa a buscar sua identidade original. Quem conhece a si mesmo, conhece a Deus!

Onde está o reino de Deus? Jesus disse: O reino de Deus está dentro de vós. E disse também: Busca o reino de Deus e sua justiça e o resto lhe será dado por acréscimo.

Estando o reino de Deus dentro do homem, este deve procurá-lo dentro de seu próprio organismo, dentro de seu próprio corpo para que realize a união com Ele. E como Jesus, poder dizer: Eu e o Pai somos Um.

As dificuldades para a interiorização são imensas. A mente humana raciocina logicamente, o que normalmente faz prevalecer os desejos humanos que quase sempre superam a intuição que vem do coração frustrando os desígnios do espírito, impedindo que o homem perfeito renasça. Porém, aqueles que com sua fé e coragem inabaláveis concentram sua atenção no coração conseguem permanecer buscando a unidade com o Pai e conseqüentemente com o Todo, a vitória da Luz, a vitória do espírito se faz presente e real em sua existência. Não há ser humano a quem não tenha sido dada esta faculdade: Buscar o Reino de Deus e ser uno com Ele.

Os portadores do espírito despertam e se reconhecem quando as centelhas se acendem no coração. A união interior faz com que o homem em sua individualidade desperte para a unidade com o Todo, formando um grande corpo de Luz. Portanto, não se deixem levar pelo desespero, pela depressão, pelo pânico. Tomem em suas próprias mãos a sua Luz interior e com ela iluminem tudo ao seu redor, pois dessa maneira não há nada que possa permanecer ou parecer um problema total.

O crescimento em direção à liberdade do espírito, não é privilégio de uma minoria, não é somente para os considerados "escolhidos". É para todos. É a consumação do crescimento humano. É a vitória do Bem Comum. É a Vontade e o Reino de Deus sobre a Terra.

Que o medo com toda a sua capilaridade possa ser eliminado de toda a raça humana e de todo o espaço onde ela habitar. E que isto comece agora. Que os desígnios e a Vontade de Deus se realizem conforme o Seu Plano Original.

Alberto Camilo – Oficina da Alma; http://www.oficinadaalma.com.br/