26 de março de 2009

Espiritualidade

Há poucos dias atrás estava pensando em termos práticos o sentido da palavra espiritualizar-se, qual seria a sua definição. Afinal, Ante as Portas Livres tem como objetivo buscar espiritualizar-se através de experiências e mensagens.

Existem palavras que utilizamos no dia-a-dia que não percebemos sua real definição, apenas utilizamos de forma intuitiva. Faça o teste. Procura perceber algumas palavras mais complexas que você pronuncia. Dára conta que não conseguirá defini-la. Para mim a palavra espiritual e suas derivadas eram até agora um exemplo.

Então como tenho faro de pesquisador fui atrás de alguma informação que ajudasse. Até mesmo porque, se queremos nos espiritualizar, devemos saber o que isso significa. Procurando em alguns dicionários as únicas coisas em que se fala é: “relativo ao espírito”, “místico”, “religioso”, entre outros. Mas na realidade o termo espiritual não precisa estar necessariamente relacionado com o religioso, ou com o místico.

Através da busca incessante que fiz atrás de alguma definição, consegui entender o sentido da palavra espiritual, onde escrevi de forma direta em um parágrafo:
“Espiritual está relacionado com o espírito, uma realidade de todo o ser humano, que transcende a dimensão física, material. Para muitos essa realidade é ainda desconhecida, total ou parcialmente. Na busca de esclarecimento sobre as experiências (tanto boas quanto ruins) vivenciadas, as pessoas procuram dar sentido às suas Vidas, seja ela em que dimensão for... isso é espiritualizar-se.”

Em outras palavras, o espiritual está ligado com a Vida em si, com o cuidado com o Ser, a procura de respostas que levam ao reconhecimento de si próprio como parte do Todo, do Cosmos. Ainda, não é preciso necessariamente entrar no mérito da religiosidade, pois cada religião tem sua forma de se expressar espiritualmente. Até mesmo porque existem pessoas que não são ligadas a religião alguma, mas são deveras espiritualizadas.

Mais um passo a frente, a definição de “espiritualizar-se”... então espiritualize-se!

Nenhum comentário: