6 de março de 2009

Férias


Como os amigos e amigas que acompanham o blog puderam perceber eu estive ausente durante todo o mês passado sem atualizá-lo. Durante esse período sai de férias com minha esposa. Fomos para uma praia de nosso litoral gaúcho, que apesar de não ter a beleza de praias do nordeste brasileiro tem seu valor energético. Há muitos anos freqüento o balneário de Oásis Sul, praia pertencendo ao limites de Tramandaí. Desde pequeno vi e sofri junto todas transformações que uma pequena praia sofre para atrair turistas. Quando criança, aproveitei à época em que Oásis era chamada a “praia da criança”, com diversos brinquedos na praça da sorveteria. Esse tempo passou, então as crianças cresceram, a tecnologia desenvolveu, e começaram a aparecer o carros com seus sons super potentes. Os brinquedos da praia foram trocados por bares com música ao vivo, as barracas de “capeta” foram surgindo, e aos poucos a praia se transformou para um centro cultural com shows nas noites de sexta-feira e de sábado. Todo o ano abre um novo estabelecimento comercial para suprir as necessidades dos novos visitantes, que cresce a cada verão.
Mas e as crianças? Cresceram e outras vieram. Agora para essas existe um parque de diversões, com seus brinquedos enferrujados e sem segurança, onde minha irmã de 8 anos cortou seu dedo. E os adolescentes com corpos de adulto e mente de criança? As meninas vestidas com roupas sensuais. Os meninos comprando bebidas alcoólicas. O mundo foi se modificando, as pessoas mudaram juntos com seus hábitos. Essas “crianças” que agem sem medir as conseqüências parecem não ter qualquer orientação de seus pais.
E junto com o aumento da população na pequena praia de Oásis veio junto os maus hábitos. Os jovens com suas vidas noturnas não aproveitam nem os belos momentos à beira do mar. Os adultos que vão ao único lugar de reposição energética acabam sujando a orla marítima com seus excessos de alimentos, ou melhor, de comida, porque os hábitos alimentares de hoje em dia nada tem de alimentação. Assim a beleza um dia existente em nossa praia vai se extinguindo dando lugar aos carros, com seus sons e poluentes, ao lixo dos veranistas, e a degradação que a praia vem sofrendo.
Esse fenômeno que ocorre na pequena Oásis nada mais é do que o reflexo do que vem acontecendo em nosso planeta. As pessoas estão mudando seus velhos hábitos, tão antigos e tradicionais, mas estão mudando para pior. E quem está sofrendo mais é nosso planeta que recebe todo o somatório de carga negativa emanadas por nós mesmos. Então mude seus hábitos, mas mude para melhor. Dê o exemplo para os mais novos, mesmo que seja taxado de “careta”. Dê educação aos seus filhos, eles são o futuro de nosso planeta.



É bom estar de volta...

Nenhum comentário: