5 de julho de 2008

Responsabilidade

Certo dia eu passei por uma situação difícil no trabalho. Não vem ao caso explicar o ocorrido, mas sim a reflexão que me levou escrever. Estive pensando sobre responsabilidade. Desde nossa infância vamos aprendendo como nos comportar na sociedade que vivemos. Nem sempre temos a educação certa, seja de nossos pais, ou da escola onde estudamos. Independentemente da educação recebida sempre temos alguma oportunidade para mostrarmos a postura correta para aquela situação. Para uma criança é difícil aceitar uma disciplina rígida. Existem muitos fatores que levam a criança a fazer certas coisas para ela conseguir se inserir no grupo de sua convivência. Essa criança pode acabar tendo um reflexo de suas ações feitas na infância quando atingir a fase adulta. É muito comum vermos pessoas com algum tipo de problema de personalidade ou de relacionamento tanto pessoal como profissional.

Acho que uma das grandes virtudes desenvolvida nas pessoas é a responsabilidade, como outras muito importantes também. A responsabilidade tem grande repercussão em nossa vida. À medida que crescemos vamos passando por situações onde nós mesmos entramos e não temos como deixar de passar. Então entra a responsabilidade, a maturidade de aceitar aquele fato, independente da conseqüência surgida. Se erramos, temos que aceitar o erro, e aprender com o erro. E diariamente pode surgir novas oportunidade de desenvolvermos a responsabilidade, de amadurecermos, de passar por esses momentos, por mais difíceis que sejam, e não fraquejar novamente.

Para uma criança talvez seja difícil entender o significado da palavra responsabilidade, mas no cotidiano ela vai aprendendo a ser responsável por seus atos, por suas ações. Na fase adulta ocorrem os problemas caso a criança não tenha desenvolvido a responsabilidade por suas ações. Problemas tanto pequenos quanto mais graves. O mais difícil é aceitar a responsabilidade de arcar com as conseqüências quando é feita alguma coisa errada.

Por isso é uma responsabilidade muito grande educar uma, ou mais crianças. É um termo de responsabilidade com esses espíritos que hoje precisamos resgatar nossos erros passados com eles. É o momento de aproveitar as oportunidades, tanto para ajudar ou ser ajudado no crescimento pessoal. Oportunidades que nos ajudam a amadurecer, oportunidades para aprendermos o que é ser responsável por nossos atos, tanto passados quanto presentes. São oportunidades diversas, mas sempre difíceis, pois é hora de aceitar a conseqüência de atos passados que tantas vezes foram ignorados, ou até mesmo acumulados.

É hora de aceitar as conseqüências. Por isso nossa vida às vezes parece tão difícil. Erramos tantas vezes, tantas vezes acumulados nossos erros. Chegou o tempo de corrigir esses erros, seja da forma que for, e seja com quem for. É hora de aceitar que nós somos responsáveis por nossos atos, e apenas nós somos responsáveis, mais ninguém. Faça o que fizer, lembre da responsabilidade daquilo que está fazendo, lembre que existem conseqüências, e principalmente, lembre que o único responsável por seus atos é você mesmo.




"Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos."

Nenhum comentário: