1 de abril de 2009

1 de Abril, tenha cuidado

Hoje é o dia primeiro de abril, Dia da Mentira. Esse dia tem origem na mitologia nórdica através do deus Loki, o deus do fogo. Como todo deus, tem suas características próprias, senhor da trapaça, dos truques e do sexo. Sempre armando brincadeira maliciosas e perigosas contra os deuses, foi preso por Odin em uma caverna escura.
Mais informações: Wikipedia
Esse dia tem em especial justamente as brincadeiras sem maldades, mas maliciosas, e que podem gerar grandes transtornos. Principalmente para quem as faz. Por afinidade vibratória as pessoas que praticam tais brincadeiras estão atraindo e dando liberdade para entidades baixas agir da forma que quiserem. Além das brincadeiras que podem trazer consequencias danosas, o "brincalhão" estará doando cota de suas energias para essas entidades umbralinas e tantas outras que as acompanham. Então, tenha cuidado com as brincadeiras...


OS DUENDES


A intervenção de seres incorpóreos nas minúcias da vida privada, faz parte das crenças populares de todos os tempos. Não pode, sem dúvida, caber no pensamento de uma pessoa sensata tomar ao pé da letra todas as lendas, todas as histórias diabólicas e todos os contos ridículos, que se gosta de contar ao lado do fogo. Entretanto, os fenômenos, dos quais somos testemunhas, provam que esses próprios contos repousam sobre alguma coisa, porque o que se passa em nossos dias, pôde e deveu se passar em outras épocas. Que se aparte, desses contos, o maravilhoso e o fantástico dos quais a superstição os vestiu ridiculamente, e se encontrarão todos os caracteres, fatos e gestos dos nossos Espíritos modernos; uns bons, benevolentes, prestativos em servir, como os bons Brownies', outros mais ou menos traquinas, espertos, caprichosos e mesmo maus, como os Gobelins da Normândia, que se encontra sob os nomes de Bogles na Escócia, de Bogharts na Inglaterra, de Cluricaunes na Irlanda, de Puckas na Alemanha. Segundo a tradição popular, esses duendes se introduzem nas casas, onde procuram todas as ocasiões de brincar maldosamente: "Eles batem nas portas, deslocam os móveis, dão golpes sobre os barris, batem no teto e no assoalho, assoviam baixinho, produzem suspiros lamentosos, tiram as cobertas e as cortinas dos que estão deitados, etc."
O Boghart dos Ingleses exerce particularmente suas malícias contra as crianças, às quais parece ter aversão: "Arranca, freqüentemente, sua fatia de pão com manteiga e sua tigela de leite, agita, durante a noite, as cortinas de seu leito; sobe e desce as escadas com grande ruído, joga sobre o assoalho as baixelas e os pratos, e causa muitos outros estragos nas casas."
Em alguns lugares da França, os Gobelins são considerados como uma espécie de fantasmas domésticos, que se tem o cuidado de nutrir com iguarias, as mais delicadas, porque eles trazem, aos seus senhores, o trigo que furtam dos celeiros de outrem. É verdadeiramente curioso encontrar essa velha superstição, da antiga Gália e entre os Borussianos do século X (os Prussianos de hoje). Seus Koltkys, ou gênios domésticos, vinham também roubar trigo dos celeiros para levarem à aqueles de quem gostavam.
Quem não reconhece, nessas traquinagens, - à parte da indelicadeza do trigo roubado, do qual é provável que os autores se desculpavam em detrimento da reputação dos Espíritos - quem, dizemos, não reconhecerá nossos Espíritos batedores e aqueles que podem, sem lhes injuriar, ser chamados de perturbadores? Que um fato semelhante àquele que nos reportamos, mais acima, dessa jovem de Panoramas, tivesse se passado no campo, teria sido, sem nenhuma dúvida, levado à conta do Gobelin do lugar, depois de amplificado pela imaginação fecunda das comadres; não faltará ter visto o pequeno demônio pendurado na campainha, zombando e fazendo caretas aos tolos que iam abrir a porta.

COMENTÁRIO

Livro : DEFINIÇÕES ESPÍRITAS
DUENDE: Pode-se compreender sob esta denominação certos Espíritos levianos, mais esperto e maliciosos do que maus, e quês e comprazem em nos provocar pequenos vexames e pequenas contrariedades. São ignorantes, mentirosos e debochados: os turbulentos do mundo espiritual. Sua linguagem é raramente grosseira; eles se comprazem nos gracejos e simpatizam com as pessoas de caráter leviano. Seria perda de tempo e se expor a ridículos enganos endereçar-lhes questões sérias. (ver Espíritos brincalhões)

ESPÍRITOS BRINCALHÕES: Espíritos levianos, cujo caráter dominante é a alegria, a despreocupação e a travessura. Quando eles enganam é mais por malícia que por maldade; há-os bastante espirituosos, e que se distinguem por uma linguagem fina, mordaz e satírica, geralmente cheios de presença de espírito.

O LIVRO DOS ESPÍRITOS
Questão 103:Nona classe: Espíritos levianos
São ignorantes, maliciosos, inconseqüentes e zombeteiros. Envolvem-se em tudo, respondem a tudo, sem se preocupar com a verdade. Comprazem-se em causar pequenos desgostos e pequenas alegrias, atormentar e induzir maliciosamente ao erro por meio de mistificações e espertezas. A esta classe pertencem os Espíritos vulgarmente designados sob nomes de duendes, trasgo (espírito elementar), gnomos, diabretes. Estão sob a dependência dos Espíritos Superiores, que se utilizam deles, muitas vezes, como fazemos com os nossos servidores. Nas suas comunicações com os homens, a linguagem é algumas vezes espirituosa e engraçada, mas quase sempre sem profundidade. Compreendem os defeitos e o ridículo humano, exprimindo-se em tiradas mordazes e satíricas. Se usam nomes supostos, é mais para se divertir conosco do que por maldade.

Livro : DEFINIÇÕES ESPÍRITAS
Espírito elementar: Espírito considerado em si mesmo e abstração feita de seu perispírito ou envoltório sem-imaterial. Esta qualificação é algumas vezes dada a certas categorias de Espíritos, como silfos, os gnomos etc..., porque segundo a crença vulgar são considerados como ponto de partida dos seres do mundo invisível, o que não é exato.


SALA FILOSOFIA ESPÍRITA
ESTUDO REVISTA ESPÍRITA – JANEIRO – 1858 DIA: 30/06/2006 HORA: 21 HS
Leitura: RE- JANEIRO -1858 – OS DUENDES
Link

Nenhum comentário: