1 de abril de 2009

Crianças Índigo Não Existem

Nos últimos anos cada vez mais é frequente assassinatos macabros e frios de crianças e adolescentes contra escolas, familiares, etc. É um assunto delicado e que gera muita polêmica. Surgiu a definição de crianças Índigo para essa classe de espíritos perturbados. Trouxe mais um texto que fala muito bem sobre esses espíritos, que ao meu ver são muito devedores e foram trazidos de outros planetas que já tiveram sua evolução coletiva, não restando mais chances para os Índigos. Como nosso planeta ainda está atrasado eles foram trazidos para cá com o propósito de receber essa chance de evoluir junto à nós.


Crianças Índigo Não Existem

Uma criação do mercado de auto-ajuda norte-americano confunde pais e professores misturando misticismo e educação.

De vez em quando surge um modismo. Um dos atuais são as crianças índigo. A idéia surgiu entre palestrantes de auto-ajuda norte-americanos.

Criança índigo é uma hipótese criada por Lee Carroll e Jan Tober em suas palestras. Eles leram um livro sobre cores de “auras”, escrito pela espiritualista Nancy Tappe em 1982, no qual a escritora imaginou o surgimento de crianças superdotadas relacionando suas auras com a cor índigo, ou azul-escura.

Carroll e Tober acreditam que esses seres finalmente chegaram. As crianças índigo seriam líderes de uma nova civilização. O mundo será transformado por elas e então surgirá uma nova era. Outro palestrante de auto-ajuda, Robert Gerard, opina: “Os índigos vieram para servir ao planeta, aos pais e aos amigos como emissários do céu e disseminadores da sabedoria. Para mim são emissários do criador“.
A Nova Geração

Mas o que interessa esse tema ao Espiritismo? Desde 1868, os Espíritos anunciaram no livro A Gênese a chegada da uma nova geração. Pode-se considerar a percepção dos norte-americanos quanto a essa mudança a constatação de um fato natural: “A Terra, no dizer dos Espíritos, não terá de transformar-se por meio de um cataclismo que aniquile de súbito toda geração. A atual desaparecerá gradualmente e a nova lhe sucederá do mesmo modo, sem que haja mudança alguma na ordem natural das coisas. A época atual é de transição, assistimos à partida de uma e à chegada da outra“.

Até aqui, tudo bem, mas segundo os escritores que defendem as crianças índigo elas são identificadas como extremamente inteligentes, só que também agem com orgulho, agressividade e prepotência. Na descrição feita pela Doutrina Espírita, conforme descrito em A Gênese, a nova geração se destaca pelo “sentimento inato do bem e nas crenças espiritualistas, o que constitui sinal indubitável de certo grau de adiantamento interior“.
A marca da Nova Geração é a Fraternidade.

A descrição das crianças índigo revela seres com um grande desenvolvimento intelectual, mas com imaturidade emocional ainda maior. Elas não têm paciência com os mais simples, preferem o isolamento, são dispersas, ficam traumatizadas quando erram e frustradas quando suas idéias não são aceitas. A mãe de uma delas descreve: “Desde a pré-escola tinha sido hiperativo, respondia mal aos professores, queria fazer tudo à sua maneira e era manipulador, percebendo a maneira de ser das pessoas e usando isso contra elas“, conta no livro Criança Índigo de autoria de Lee Carroll e Jan Tober.

“Se uma delas é trancada em um quarto, irá rabiscar as paredes e arrancar os tacos ou o carpete do chão. Tornam-se destrutivos“, afirma a espiritualista Nancy Tappe, na mesma obra.
Com o Rei na Barriga

Ryan Maluski é um jovem de 20 anos considerado índigo por Caroll e Tober. “Desde pequeno me senti muito diferente e só. Se quiser uma descrição ainda mais precisa, me sentia como um rei trabalhando como empregado e tratado como escravo“, relata. Quando tinha 2 anos, Ryan visitou o circo com os pais: “Veja os palhaços e os elefantes!”, disse sua mãe bastante animada. Inesperadamente seu filhou lhe virou um tapa no rosto, e continuou a assistir ao espetáculo. O mais incrível é um médico ter repreendido a mãe por ter estimulado a criança. “Da próxima vez, deveria deixá-lo mais à vontade para fazer as coisas ao seu modo“, afirmou (!).

Liberdade e falta de educação são coisas diferentes. Educar significa saber quando dizer não e quando dizer sim. Limites são balizas da educação. Parece que a cultura norte-americana está perdendo completamente essa noção.

Um comentário de Nancy Tappe é surpreendente: “Todas as crianças que mataram colegas de escola ou os próprios pais, com as quais pude ter contato, eram índigos. Trata-se de um novo conceito de sobrevivência. Todos nós possuíamos esse tipo de pensamento macabro quando crianças, mas tínhamos medo de colocá-lo em prática. Já os índigos não têm esse tipo de medo“, relata no livro Criança Índigo.
Uma Proposta Perigosa

Crianças índigo não existem! Em verdade, são espíritos com a missão de superar seu exaltado orgulho, aproveitando as últimas chances neste planeta para mudar de rumo. Os pais devem esclarecer a relativa importância do desenvolvimento intelectual quando a evolução moral é negligenciada. O educador desatento, entregue às falsas idéias sobre crianças índigo, poderá considerar o autoritarismo e malcriação como indício de superioridade. Terrível engano! Agem ainda pior os pais que, obedecendo ao modismo, exibem seus filhos com orgulho, declarando serem índigos. A criança pode até fingir não perceber quando é elogiada. Parece distraída enquanto os pais contam os feitos maravilhosos tomando café com as visitas. Contudo, está atenta, e a tudo observa. Ao perceber que seu comportamento contenta os pais, ela repete e os acentua, condicionando ainda mais seus hábitos presunçosos.

Este é um dos maiores perigos da tese das crianças índigo: quando os pais se deixam manipular pelos filhos, seduzidos pelas habilidades intelectuais precoces, eles estão falhando em sua missão educativa.

Modismos continuarão existindo. De olho nas vendas, autores norte-americanos já inventaram as crianças crystal. E a mais recente descoberta são as rainbow, ou “crianças arco-íris” como ficarão conhecidas em nossas terras se aqui aportarem.

Se lidos esses livros, como todos, é necessário separar o joio do trigo. E sem bom senso para distinguir um de outro, corre-se o risco de ser arrebatado pelo canto da sereia do falso profetismo, como adverte o Evangelho: “Levantar-se-ão muitos falsos profetas que seduzirão a muitas pessoas e, porque abundará a iniqüidade, a caridade de muitos esfriará” (Mateus, 24:11).
A Missão dos Pais

A regeneração do planeta não se dará por uma simples substituição dos espíritos atrasados por superiores vindos do espaço. O mundo futuro “não se comporá exclusivamente de espíritos eminentemente superiores, mas dos que, já tendo progredido, se acham predispostos a assimilar todas as idéias progressistas e aptos a secundar o movimento de regeneração“, completam os Espíritos, também em A Gênese.

Todo pai quer ver em seu filho uma criança especial ou justificar sua frustração diante de crianças difíceis. Isso explica o sucesso dessas idéias. Mas qual criança não é especial? Todas elas nos desafiam a perceber seus valores e distinguir seus defeitos no trabalho da educação. A vida no lar é a oportunidade para pais e filhos compreenderem suas almas. Mas ninguém vira santo do dia para a noite. O começo é uma mudança de propósitos:

“A regeneração da humanidade não exige absolutamente a renovação integral dos Espíritos: basta uma modificação em suas disposições morais. Essa modificação se opera em todos quantos lhe estão predispostos, desde que sejam subtraídos à influência perniciosa do mundo. Assim, nem sempre os que voltam são outros espíritos; são com freqüência os mesmos, mas pensando e sentindo de outra maneira“, conclui Allan Kardec, num dos últimos parágrafos de A Gênese.

E os incrédulos que acham tudo isso motivo de riso? Estes, diante da morte, “viverão, a despeito de si próprios e se verão, um dia, forçados a abrir os olhos“. E com essa frase Kardec encerra o livro.
Crianças de um Mundo Novo

As crianças do mundo regenerado serão espíritos sem preconceitos, criativas, inteligentes e amorosas. Diante de pessoas menos inteligentes agirão com humildade, valorizando-as para que se sintam melhores. Despreocupadas de si mesmas, voltarão sua atenção para auxiliar exatamente os menos capacitados, os reconhecendo como iguais, por terem os mesmos valores em potencial nas almas - as diferenças restringem-se à idade do espírito, alguns são mais velhos e outros mais novos. A atitude dessas crianças será de respeito, esperança e compaixão. Acima de tudo, seu lema será a fraternidade. Seus instrumentos serão caridade, diálogo e senso de justiça.


Fonte: Revista Universo Espírita.
Por Paulo Henrique de Figueiredo
Link

2 comentários:

Marcel Cervantes de Oliveira disse...

Há uma expressão, que não sei se foi Carl G. Jung quem cunhou - ou se ele a tomou emprestado -, que diz que quanto maior for a possibilidade de alguém se divinizar, maior será de se demonizar também! E a mitologia traz inúmeros exemplos disso: Lúcifer era o mais próximo de Deus; quando "caiu", se tornou o seu maior opositor! Ou ainda, para quem prefere mitologias mais modernas: Anakin, o messias, quando se perdeu, tornou-se o Darth Vader (o Imperador do Universo, criador da Estrela da Morte). Ou ainda, para ir à fonte: Jesus Cristo, se caísse em tentação, ao invés de ser o Messias e expressar a Vontade de Deus na Terra, se tornaria o "Senhor do Mundo" - e faria a sua "Estrela da Morte" também!! :-)

Com os "índigo" é a mesma coisa! Eles são sensíveis, inteligentes, criativos! Você cai em um mundo que há 3 bilhões de miseráveis, um mundo onde se morre 12 crianças de fome por minuto; o que esperar de uma pessoa sensível e que realmente se importa com isso?

Revolta! Indignação!

E então, surge-lhe o "impasse mítico" que há em todos os corações: o mundo é muitas vezes injusto, cruel e mau; o que você fará? Irá usar toda a sua inteligência e criatividade para "se vingar" do mundo ou irá responder a isso com tudo o que lhe fez falta e lhe deixou indignado, isto é, amor, compreensão, diálogo, doçura, justiça, etc.

Alguns "caem", assim como Lúcifer, assim como "Anakin", e transformam sua revolta em raiva, ódio, furor - pois se tornam identificados com a Morte.

Porém, outros (espero que a maioria) respondem ao Mundo com todos os sentimentos e ações que afirmam a Vida!

A evolução espiritual, na minha opinião, mais do que uma simples linha reta de moralidade, é um como um pêndulo: quanto maior a alma, maior sua capacidade de divinizar-se, pois maior o seu poder espiritual e psíquico, mas também maior serão as chances de "cair em tentação" e acabar usando os seus "dons" para fins egoístas e maus - para fins não iluminados e não humanitários.

Chamemos tais crianças do que quisermos: o fato é que, pelo menos para mim, há sim um número cada vez maior de pessoas nascendo com maior amplitude, poder e energia psíquicas. Agora, como elas vão utilizar tais capacidades, aí vai do livre-arbítrio de cada um, como já dizia Kardec e muitos outros!

É isso ae!
Abraços!
Marcel

http://poemasmisticofilosoficos.blogspot.com

Anônimo disse...

Acho que as crianças indigo, cristal, rainbow e sabe-se lá que mais está ficando fora de proporção. Estou assistindo a muita confusão nesta temática e no espiritismo e outras religiões. Acho que só o tempo dirá o que é verdadeiro e irá separar o trigo do jóio. O ser humano arranja sempre confusão nstes temas em vez de se deixar levar pelo bom senso e ter um bom discernimento.