4 de maio de 2009

1 de Maio, Dia do Trabalhador


Dia primeiro de maio, Dia do Trabalhador, já passou. Não passou despercebido, nem passou de forma alegre. Pelo menos para mim. Apesar de muitas pessoas passarem seu dia de folga descansando, ou mesmo utilizando aquele dia para si próprio, outros preferiram a baderna. Fiquei triste pelo que assisti na televisão. Pessoas em meio às manifestações violentas pelo planeta. O Dia do Trabalhador, dia consagrado àqueles que dedicam a maior parte de seu tempo em favor do progresso de seu país, seja o trabalho que for. Nosso planeta é um mundo de trabalho, de esforço para atingir um maior grau de evolução. É dádiva de Deus, oportunidade irrecusável. Dia primeiro de maio, passou e deixou suas marcar, espero que nos próximos anos esse dia seja comemorado de forma a confraternizar essa oportunidade especial, como foi aqui, em diversas cidades brasileiras.

***

A Necessidade do Esforço


Conta-se que, no princípio da vida terrestre, o alimento das criaturas era encontrado como oferta da Divina Providência, em toda parte.

Em troca de tanta bondade, o Pai Celeste rogava aos corações mais esforço no aperfeiçoamento da vida.

O povo, no entanto, observando que tudo lhe vinha de graça, começou a menosprezar o serviço.

O mato inútil cresceu tanto, que invadia as casas, onde toda a gente se punha a comer e dormir. Ninguém desejava aprender a ler.

A ferrugem, o lixo e o mofo apareciam em todos os lugares.

Animais, como os cães que colaboram na vigilância, e aves, como os urubus que auxiliam nas obras de limpeza, eram mais prestativos que os homens.

Vendo que ninguém queria corresponder à confiança divina, o Pai Celestial mandou retirar as facilidades existentes, determinando que os habitantes da Terra se esforçassem na conquista da própria manutenção. Desde esse tempo, o ar e a água, o Sol e as flores, a claridade das estrelas e o luar continuaram gratuitos para o povo, mas o trabalho forçado da alimentação passou a vigorar como sendo uma lei para todos, porque, lutando para sustentar-se, o homem melhora a terra, limpa a habitação, aprende a ser sábio e garante o progresso. Deus dá tudo.

O solo, a chuva, o calor, o vento, o adubo e a orientação constituem dádivas dEle à Terra que povoamos e que devemos aprimorar, mas o preparo do pão de cada dia, através do nosso próprio suor e da nossa própria diligência, é obrigação comum a todos nós, a fim de que não olvidemos o nosso divino dever de servir, incessantemente, em busca da Perfeição.


Livro: Pai Nosso
Meimei & Francisco Cândido Xavier

Nenhum comentário: