13 de maio de 2009

Fazer xixi no banho ajuda a natureza

Fazer xixi no banho ajuda a natureza
Campanha incentiva a adoção da prática

Quando somos pequeno, muitas vezes fazemos xixi na hora do banho. Ao crescermos, aprendemos a usar o vaso sanitário e largamos esse hábito.

Agora, a organização SOS Mata Atlântica, que luta para proteger a natureza, pretende que todo mundo comece a fazer o xixi no chuveiro. Você pode achar estranho e até nojento, mas esse gesto ajuda o meio ambiente.

Nesta semana, a organização lançou uma campanha para incentivar todas as pessoas – filhos, pais e avós – a fazer o xixi durante o banho. A intenção é chamar a atenção da preservação dos rios e da natureza também na hora de ir no banheiro.

Ao urinar debaixo do chuveiro, você deixa de acionar a descarga. A SOS Mata Atlântica diz que, a cada descarga, vão direto para o ralo pelo menos 12 litros de água. Pode ser ainda mais, se na sua casa a descarga for aquela ligada direta no encanamento. Esse tipo de descarga despeja 60 litros por dia. São quase 22 mil litros por ano – o suficiente para encher 22 piscinas de lona, que você ou seus amigos se refrescam no verão. Esse desperdício ainda aumenta a conta de água paga pelo seu pai.

– Quem não faz nada pelo meio ambiente pode fazer xixi no banho. É um jeito divertido de o brasileiro participar – falou um dos líderes da campanha, Mário Montovani, da SOS Mata Atlântica.

Se você acha que fazer xixi pode transmitir alguma doença, não fique preocupado. Os especialistas apontam que a urina é 95% de água e o restante composto por outras substâncias inofensivas, como o sal. Além disso, a água do chuveiro leva tudo para o ralo, sem oferecer nenhum perigo. Mas se você quiser começar no próximo banho, é bom lembrar: faça o xixi sempre no início do banho.

No site www.xixinobanho.org.br, da SOS Mata Atlântica, você pode conseguir mais informações do tema. Converse com seus pais sobre o assunto. Se não der para fazer o xixi, pelo menos pode ser uma forma de sua família discutir a preservação do meio ambiente.


AMBIENTE
13 de maio de 2009 | N° 15968
Zero Hora

Nenhum comentário: