7 de maio de 2009

O Homem é o Microcosmo

O céu é testemunha de toda vida na Terra, mas também de sua morte-transformação.



Os astros estão alinhados, estão em seus centros; o homem ainda procura seu caminho e está também à procura de seu centro.

Todo um conjunto é uniforme e harmonioso; a mesma força que mantém os astros em suas órbitas, seus caminhos, suas manifestações, assim também rege o homem. Só há uma diferença, o homem tem seu livre-arbítrio e está à mercê de suas oscilações.

- Por que o homem tem esse movimento?

Ele tem a parte da escolha, ele pode saber do bem e saber do mal, ele poderá pender para uma ou outra parte à procura de seu equilíbrio. Os astros, não, são direcionados por essa força e se mantém fiel a ela, do contrário, se lago oscilar, todo um conjunto irá ruir.

- O universo do homem difere um pouco do universo a que pertence?

É verdade. O homem é muito mais complexo, embora tendo todos os movimentos que tem o universo da natureza. Seu organismo é infinitamente complexo, todos seus sistemas são interligados profundamente e trabalham de-per-si e em conjunto, um sempre complementa o outro em suas necessidades, sem no entanto perder suas características próprias. O homem é o microcosmo.


- Por que então oscila o homem?

Ele tem sentidos, ele tem poder de raciocínio, ele tem discernimento, escolhe portanto, mas muitas vezes seu raciocínio não está harmonioso, claro, resoluto e centrado; perde, no momento de sua escolha, se não for acertada, sua harmonia, e daí surge os sofrimentos do homem com muita intensidade.

- Por que o homem não é mais atento e meticuloso em sua escolha?

O homem tem aquilo que o resto do universo não tem, o eu personalizado, o eu inferior, produto de seu corpo físico; aí está o ponto vulnerável do homem. O seu eu inferior não admite ser relegado a segundo plano; ele só é domado nas pessoas que atingem um grau de espiritualidade; nos demais, ele quer sobressair a qualquer custo, pode até passar imperceptível, se não tomarem seu lugar, tudo correrá bem, mas, ao primeiro sinal de domínio, ele se rebela e aí há o desequilíbrio a desarmonia.

- O homem precisa se conhecer melhor?

Ora se precisa, pois está aí sua integridade de evolução, palpável e altaneira. O homem terá tudo em suas mãos, será seu verdadeiro dono, se souber ter a seu lado discernimento livre de empecilhos, pois será harmonioso, bom íntegro e dadivoso, porquanto sua constituição é divina, como a de todos seus companheiros. Mas, quando adquire hábitos de sua constituição física, sem controle e direção, perde-se no grande mar das indecisões.

O coração, o raciocínio, os sentimentos enfim deverão estar em harmonia; assim o homem ouvirá mais seu coração-alma, para que possa estar sempre apto a escolhas acauteladoras, que o farão vencer todas suas batalhas e seguir glorioso rumo às estrelas, mas sempre em harmonia com a

LUZ, a PAZ, o AMOR.


Seu universo está em seu coração, que é seu comando, sua harmonia. Cuide de seu motivo principal de vida.


Livro: O Despertar da Consciência
Maria Margarida Liguori & Ramatís

Um comentário:

Drauzio Milagres disse...

Ramatís tem muita coisa boa escrita. Um abraço. Drauzio Milagres.