21 de maio de 2009

SEGREDOS DE UMBANDA


Tenho ouvido falar muito em "segredos de Umbanda". Segundo alguns dirigentes, estes segredos não podem ser revelados. Alguns inclusive se irritam quando são questionados sobre determinados assuntos, e quando não se recusam a responder, simplesmente o fazem de maneira vaga, com a famosa frase "... É assim mesmo...".

Tenho uma opinião sobre isto, acredito que dirigentes que criam segredos para a Umbanda o fazem por dois motivos:

- ou o fazem por não querer dividir seu saber com os outros, achando que assim vão conseguir manter sua superioridade, como "detentor dos segredos da Umbanda", conseguindo assim manter seu pretenso poder sobre um grupo.

- ou o fazem por também não saberem as respostas, e não ter a humildade de reconhecer isto, como também não tem o interesse de as procurarem, achando que a obrigação disto é das entidades, ou que o estudo em nada vai contribuir para seu "desenvolvimento".

Seja qual for o motivo, os tais "segredos de Umbanda", ao meu ver é um dos grandes motivos da debandada de médiuns dos terreiros, pois os tempos hoje são outros, e temos em nossos terreiros pessoas cada vez mais ávidas por conhecimentos, e se não oferecermos isto a eles, com certeza eles vão procurá-los em outros locais.

Pai Tomas, Preto Velho o qual tenho a honra de servir como aparelho, usa uma frase que sintetiza tudo isto: "O verdadeiro sábio não é aquele que recolhe para si todo o conhecimento, o verdadeiro sábio é aquele que esta sempre dividindo o pouco que aprende...".

Pensem nisto Amigos Dirigentes, acabem com estes "segredos", antes que eles acabem com a Umbanda.



Marco Boeing
Dirigente da Associação Espiritualista Mensageiros de Aruanda
Curitiba-PR
marco@ics.curitiba.org.br

Nenhum comentário: